• (11) 2348-2990

  • (11) 96968-8000

  • Responsável Técnico Dr. José Rubens Arnoni Júnior CRM/SP: 38996 | RQE 55959
  • Av. Paulista, 91 sala 410
    Jardins - São Paulo - SP
    CEP: 01311-000

Cirurgia Revisional

Revisão de uma cirurgia é quando por motivo de ineficiência, recidiva ou complicações, atuamos sobre ela, modificando, revertendo ou transformando em uma outra cirurgia para resolução de problemas ou melhor efetividade.

O primeiro passo é fazer um diagnóstico através de exames endoscópicos e radiológicos de como está a cirurgia. Se está perfeita ou tem alguma alteração anatômica.
A Cirurgia Revisional tem uma complexidade maior, pois atua em um órgão já modificado e deve ser realizada após esgotamento dos recursos clínicos.

Bypass Gástrico – Reganho de peso - Redução da anastomose e do estômago reduzido por Overstitch:

Se a anastomose (passagem entre o estômago e o intestino), está alargada, e ou, o pouch (estômago reduzido), esta aumentado, pelo Overstitch (uma máquina de dar pontos acoplado ao endoscópio), podemos por via endoscópica corrigir. O método é realizado em ambiente hospitalar sob anestesia, de maneira ambulatorial (alta geralmente logo após o procedimento).


Sleeve – Reganho de peso ou Refluxo gastroesofágico:
Nestes casos podemos depois de esgotados os recursos clínicos, realizar a Cirurgia de Bypass Gástrico, que na maioria dos casos resolve o problema.

Cirurgia de Scopinaro, Duodenal Switch e Bipartição (Santoro) – Reversão:
Estas cirurgias mais desabsortivas causam muitas vezes diarréia, anemia e desnutrição. Elas poderão ser revertidas e muitas vezes transformadas em Bypass Gástrico.

Cirurgia de Lazarotto – Reversão:
Esta cirurgia cursa frequentemente com diarréia, desnutrição, dores abdominais e reganho de peso. Pode ser revertido ou transformado em Bypass Gástrico ou Sleeve.

Banda Gástrica – Retirada e transformação em Bypass Gástrico:
A Banda Gástrica muito realizada há anos atrás teve um índice de Reganho de Peso alto, e casos de deslizamento e migração, com piora da qualidade de vida. A melhor cirurgia em caso da revisão é o Bypass Gástrico.